domingo, 7 de agosto de 2011

A dificuldade de aplicação na Web da Regra de Ouro

O artigo

Allen, C. (1996). Whats wrong with the golden rule? Conundrums of conducting ethical research in cyberspace. The Information Society. Retrieved from http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/713856146a

apresenta uma suposta dificuldade de aplicar a "regra de ouro" ética na Web. Que consequências pode trazer para os procedimentos de investigação?

Mesmo que não se tratasse de eresearch, o texto refere a impossibilidade de aplicar linhas orientadoras e princípios éticos, tout court, com base no argumento da relatividade cultural. Mas para além disso, aponta uma dificuldade acrescida: na Web é mais difícil aplicar a "regra de ouro" (faz aos outros como se fosse a ti próprio) pois ainda é mais difícil presumir que as percepções e valores dos outros são semelhantes às nossas. Neste caso, seriam eventuais diferenças entre as perspectivas dos investigadores e dos participantes que estariam em causa.

Para além da eventual argumentação (assentes em Bakhtin) sobre a não possibilidade de aplicação de regras éticas universais, isso deve traduzir-se num princípio ético prático importante: projectar o menos possível de modo automático o ponto de vista dos participantes a partir do nosso e procurar sempre confirmação sobre quais as percepções e valores dos sujeitos (embora possa trazer complicações com alguns designs de investigação em que o fornecimento de informação aos participantes pode enviesar os resultados). Um princípio de cautela empírica contra a prevalência do teórico, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário