domingo, 7 de agosto de 2011

3 Métodos interpretativos e entrevista online

Sobre a entrevista online

Não pode deixar de causar surpresa considerar uma entrevista através de comunicação online, nomeadamente escrita. Não está mais perto de ser um inquérito por questionário do que uma entrevista? Para além do médium, a possibilidade de redefinir, reencaminhar perguntas seguintes a partir das respostas anteriores (numa entrevista semi ou não estruturada), corresponde a uma liberdade que um inquérito escrito não tem. Seja por chat, seja por email. No caso da vídeoconferência estamos de facto muito perto da entrevista presencial e o problema já não causa tanta surpresa.

Depois da leitura do trabalho dos colegas seguimos algumas direcções de leitura nomeadamente
Opdenakker, R. (2006). Advantages and Disadvantages of Four Interview Techniques in Qualitative Research. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 7(4), Art. 11, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0604118

e relemos o cap 7 (Entrevista estruturada e semi-estruturada) de Anderson, T., & Kanuka, H. (2003). E-research: methods, strategies, and issues. Boston: Allyn and Bacon. (Re)fizemos a tabelas das vantagens e desvantagens dos vários tipos de entrevista online disponível no seguinte link:

https://docs.google.com/document/pub?id=1b07DvEz-WlfPFQHe_q38LCczb5Schy36pbiCMWkw-QI

Sem comentários:

Enviar um comentário