domingo, 7 de agosto de 2011

5 Design-based research


Uma questão que nos surgiu sobre a Design Based Research: poderia ser uma metodologia usada para a nossa investigação? Temos a intenção de realizar um estudo de caso utilizando métodos mistos e de preferência realizando comparação entre 2 casos. Não poderia/deveria utilizar um design experimental ou quasi-experimental? 


A comparação da investigação experimental em laboratório com a DBR temos: tentativa de isolamento de variáveis versus abordagem respeitadora da complexidade da situação em contexto real e teste de hipóteses versus investigação de problemas educativos (http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain02.htm#references)

No design quasi-experimental investiga-se no contexto natural mas tenta-se igualmente isolar, controlar e manipular variáveis (Cohen, Manion, & Morrison, 2009, p. 274). O contexto e a complexidade da situação educativa limitam as abordagens positivistas. Mesmo que não fosse o caso, uma das razões que o impede é a impossibilidade de intervir (a não ser na selecção dos casos) seja para testar as variáveis, seja para realizar os ciclos iterativos de testes e refinamentos.

Fontes
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2009). Research methods in education. Nova Iorque: Routledge.

Sem comentários:

Enviar um comentário