domingo, 7 de agosto de 2011

1 Investigação em elearning e EaD e revisão da literatura

Relativamente a este tema, interessava-nos mais o campo do EaD e não apenas o das Tecnologias Educativas mas também tomar o pulso às áreas mais relevantes (e sua categorização) e metodologias mais utilizadas. Nesse sentido recolhemos em 2 mapas conceptuais essas categorizações a partir dos 2 artigos propostos para análise e que deixaremos em mensagens seguintes

Como elemento lateral cujo interesse surgiu depois: a metodologia de realização destes meta-estudos. Pesquisámos mais do Richter e a utilização do método de Delphi também referido por Anderson & Kanuka (E-research: Methods, strategies, and issues. Nova Iorque: Allyn and Bacon, 2003, pp. 125 e ss). O artigo do mesmo ano Zawacki-Richter, O. (2009). Research areas in distance education: A Delphi study. The International Review of Research in Open and Distance Learning, 10(3), Article–10. Retrieved from http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/viewArticle/674 apresenta o estudo que levou à definição das àreas principais de investigação em EaD apresentadas no artigo que estudámos.


Em pesquisas de artigos semelhantes em Portugal obtivemos os seguintes resultados:
Costa, F. (2007). Tecnologias Educativas: Análise das dissertações de mestrado realizadas em Portugal. Revista Sísifo, (3). Retrieved from http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/ Número3.pdf#page=9
Limitações: o campo é o das tecnologias educativas mas apenas incide sobre dissertações de mestrado.

Coutinho, C. P. (2006). Aspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal (1985-2000). COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION. Retrieved from http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6497
Limitações: o campo é igualmente o das tecnologias educativas, é mais abrangente no tipo de investigações mas é circunscrito temporalmente à investigação até ao ano 2000.

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